domingo, 3 de março de 2013

Caminho dos Cânions - Santa Catarina / Rio Grande do Sul

Caminho dos Cânions
Santa Catarina / Rio Grande do Sul

Início da aventura em direção aos cânions pelo acesso de Praia Grande em SC.  Para quem sai da BR101 sentido Praia Grande irá atravessar a cidade de São João do Sul através da SC 450.


Ainda de São João do Sul já se tem uma ideia do que virá pela frente.





Centrinho da cidade de Praia Grande.  Próximo do centro de informações turísticas existe outra igreja com uma área para camping próximo ao rio.  Não tem estrutura, porém o acampamento é gratuito e a paisagem é muito bonita.  Fico devendo algumas fotos.


Fotos tiradas durante a subida do morro que dará acesso ao parque nacional aparados da serra.  A estrada é asfaltada em pequenos trechos, sendo que na maioria do trajeto é estrada de chão com muitos cascalhos.  A informação dos nativos é de que o Ibama está dificultando o processo para asfaltar a estrada que já existe.  Suba a serra com o tanque cheio de combustível e com o pneu reserva calibrado para evitar imprevistos.




Aqui já é a entrada do parque nacional de Aparados da Serra.  Existe uma taxa para a entrada do veículo e também uma taxa por pessoa.


Abaixo uma foto do centro de informações sobre as trilhas dentro do parque.


Esta trilha (trilha do cotovelo) é a mais extensa.  Nossa estratégia foi fazê-la primeiro, pois após o cansaço ficaria mais fácil fazer a trilha menor depois.  Esta trilha também tem a visão mais ampla do cânion de Itaimbezinho, aproximadamente 70%.  É bom salientar que as fotos não traduzem a grandiosidade da natureza.  Em alguns momentos o cenário lembra cenas de filmes como parque dos dinossauros, piratas do caribe entre outros.











Abaixo algumas fotos da trilha menor.  Esta dá uma visão de aproximadamente 30% do cânion.  Esistem também passeios que levam aos vales, porém estes são feitos apenas com guias.


























Após fazer as trilhas Vértice e Cotovelo em Itaimbezinho, é interessante visitar o cânion Fortaleza, que fica em Cambará do Sul no Rio Grande do Sul.  Mais um pouco de estrada de chão até chegar no asfalto perto do centro de Cambará.  Abaixo fotos de cenas típicas do local encontradas pelo caminho na chegada em Cambará do Sul.



Aqui já estamos no cânion Fortaleza.  O acesso é gratuito e a visão é mais recompensadora do que em Itaimbezinho.  Vale a pena encarar a estrada de chão.


Ao contrário de Itaimbezinho, não existem trilhas ou placas indicativas.  Também não existem proteções ou barreiras nas beiradas dos cânions, o que torna este passeio muito perigoso para crianças.  Aqui vamos caminhando pelo campo e descobrindo paisagens e visões maravilhosas.   Nosso tempo estava curto e não conseguimos aproveitar todos os ângulos de visão do cânion, mas certamente voltaremos com mais tempo para registrar mais fotos para o blog.

































Onde está Wally ?





Um vídeo em um dos pontos no cânion Fortaleza.


Pousada muito charmosa no caminho entre o cânion Fortaleza e o centro de Cambará do Sul.



Aqui abaixo algumas fotos da pousada Corucacas na Fazenda Baio Ruano.  Tem quartos e área para camping.  Na ocasião (março de 2013) o valor no camping por pessoa era de R$10,00 e nos quartos R$ 80,00 por pessoa.  A paisagem no amanhecer é muito bonita.












Quem pernoitar em Cambará do Sul não terá muitas opções noturnas.  Dá para contar nos dedos umas quatro ou cinco opções, entre pizzaria, galeteria e panquecaria.  Dessas todas recomendo a cafeteria e panquecaria Cabana Café.  Ambiente aconchegante, boa música, boa comida, preço justo e ótimo atendimento.





2 comentários:

  1. Temos que fazer mais uma viagem dessa em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, falta explorar toda a extensão do cânion Fortaleza... Maravilha de Deus.

      Excluir